O traje dos homens do cortejo

18 de abril de 2017Blog

Algumas opções de trajes para noivos, padrinhos e pais

Este post foi feito de emergência e se infiltrou na pauta do site! Espero que seja de grande ajuda para as noivas que estão com essa dúvida.

Recebi na semana passada mensagens de muitas (muitas mesmo!) noivas que estavam com dificuldade para decidir o traje dos homens do cortejo.

Vamos resolver essa questão de uma vez por todas.

A primeira coisa para se ter em mente é que o casamento, na sua essência, envolve três pessoas: o noivo, a noiva e um celebrante.

A não ser que alguém vá vestido de forma indecente, acredito que o celebrante não tenha muita opinião a respeito deste assunto.

Então isto podemos definir desde já: a opinião do casal é a mais importante. E isso se aplica a todos os aspectos do casamento.

A segunda coisa a se considerar é que existem certas recomendações que se aplicam a trajes formais. Levam-se em conta o horário, o local e a formalidade do evento.

Mas vejam bem, são apenas recomendações. Como eu disse, o casamento é de vocês e deve ser como vocês quiserem!

Uma ideia legal é diferenciar o traje do noivo com algo que denote um pouco mais de formalidade. Afinal, é o momento dele também.

Como o foco da dúvida das noivas que me escreveram foi traje do noivo, padrinhos e pais, vamos seguir nele e deixar para falar exclusivamente das madrinhas um pouco mais pra frente.

Os homens tem algumas opções de trajes:

Smoking

Antigamente era raríssimo de se ver no Brasil, mas hoje eles já começam a aparecer. O smoking é composto por um paletó curto com lapelas de seda e calças da mesma cor. Usa-se com uma faixa na cintura cobrindo o cós da calça e, tradicionalmente, com gravata borboleta. É usado em eventos noturnos e de extrema formalidade. Em regra é preto. Qualquer variação de cor, de forma geral, deve ser muito sóbria para não alterar a elegância que pede este tipo de traje.

 

Summer

Nada mais é do que um smoking com paletó branco. Mais adequado para eventos muito formais que acontecem durante o dia ou no verão.

 

Fraque

O fraque é composto de três peças: paletó preto com cauda, calça cinza riscada e colete de abotoamento duplo. Também reservado para casamentos de alta formalidade.

 

Meio Fraque

O meio fraque é como o fraque, mas sem a cauda. Diz Gloria Kalil que é uma invenção brasileira, para adequar o fraque aos nossos costumes e clima.

 

Terno

O terno é também composto de três peças (daí seu nome!) e ganha em disparada dos outros em termos de popularidade.

É muito usado para diferenciar os homens do cortejo do resto dos convidados. No início da cerimônia eles ainda estão com a florzinha na lapela, que os distingue dos outros homens, mas nas altas horas das festas é comum que tirem o paletó e fiquem apenas com o colete por cima da camisa, continuando, assim, caracterizados como padrinhos.

É o mais usado no Brasil para casamentos nos mais variados horários.

Quanto mais tarde, mais escuro recomenda-se que seja o terno.

Para casamentos que começam de manhã podem ser usados ternos cinza claros.

Já nos casamentos a tarde é adequado o cinza escuro ou azul marinho leve.

Nos casamentos que acontecem a noite usa-se terno preto, marinho bem fechado e cinza chumbo.

 

Costume

O costume é o terno sem o colete. Apenas as duas peças: paletó e calça. Mais usado em casamentos diurnos ou celebrações mais informais. Segue a mesma orientação das cores do terno e é certamente o traje mais visto nos convidados do casamento.

 

Acessórios

As cores dos ternos e costumes são sempre muito sóbrias e eles podem parecer sempre iguais, em todos os eventos.

Uma ideia aqui é apostar em acessórios discretos que possam dar um charme ou fazer uma graça sem tirar a elegância do traje.

 

Continuem mandando suas dúvidas, seja por email, direct, mensagem, ou qualquer outra forma.

A gente vai tentar ajudar!

Veja também:

Comente